
Acadêmicos
ATHEARTE

Moizes
Nobre
Cadeira nº 11
Patrono: Vespasiano Ramos
MOIZES Raimundo Lobato NOBRE, ator, iluminador teatral, artista popular, cordelista, pesquisador, arte-educador, músico, Mestre de Cultura Popular. Ano passado foi reconhecido Mestre pela Secretaria Nacional da Diversidade Cultural. Começou no teatro em 1979, no grupo de jovens na Igreja do Carmo.
Em 1981, foi levado pelo mímico Gilson César para o LABORARTE, onde estudou e integrou o elenco de atores, atuando em vários espetáculos, como: “Minha Terra, Minha Vida” “Súditos da Folia”, “A Canga” “Te Gruda no Meu Fofão” “Navio Negreiro” “Dança do Cacuriá”, entre outros.
Em 1983, descobriu que a sua poesia era popular e a misturou com a técnica do teatro de rua aprendida no Laborarte e passou a desenvolver um trabalho juntando essas duas linguagens. Em 1990, fez opção pela carreira solo e teve a oportunidade de trabalhar com vários artistas do teatro e da dança, entre eles, Cecílio Sá, Eugenio Giusti, Julia Emília, etc.
Durante treze anos fez parceria com o repentista Gerô apresentando vários shows no Maranhão e em outros lugares do Brasil. Morou em Brasília, onde trabalhou como iluminador teatral no Teatro dos Bancários. Morou em São Paulo, onde trabalhou como musico na banda de forró Baião D4 e como ator na Cia Teatral Baú Encantado.
Participou do longa-metragem “1,99- O império da nebulosa “do cineasta Marcelo Mazagão. De volta a São Luis, ministra oficinas de criação de literatura de cordel para Professores e Alunos de Escolas Publicas e Particulares em São Luís e em todo o estado do Maranhão e interpretação teatral para o publico em geral.
Lançou alguns títulos de cordel solo e em parceria com Gerô. Faz shows de cordel no Estado e outros lugares do Brasil, trabalha como cerimonialista em eventos como seminários, congressos, conferências e outros. Já gravou seu primeiro cd de cordel. Em 2013 lança seu primeiro DVD de cordel, intitulado “Acredite se Quiser”. Com direção do cineasta Marcelo Nepomuceno e editado pela Guadalupe Filmes de São Paulo.
Coordenou o Café Literário e a Praça do Cordel durante a 7ª FelisFeira do Livro de São Luís. Coordenador do Espaço Rima Viva da IX Feira do Livro de São Luis. Em 2016 lançará seu livro de pesquisa “Mapeando os Cordelistas do Maranhão” e seu livro de poesia “Eu e o Poema O Poema e Eu”.